rorizfernando

Saturday, October 07, 2006

O Primeiro de Janeiro: "Resposta comum à ameaça

As grandes potências mundiais tentaram ontem chegar a acordo sobre uma declaração conjunta para exigir à Coreia do Norte que não realize testes nucleares, enquanto aumentam, no entanto, as especulações sobre a iminência do teste de Pyongyang.
“Os norte-coreanos vão provavelmente executar o seu plano e fazer o teste e podemos dizer que os preparativos estão já muito avançados”, afirmou ontem o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, durante uma visita a Washington. Questionado sobre uma data para a realização do teste, o responsável japonês não excluiu a hipótese deste se realizar durante o próximo fim-de-semana.
“É uma possibilidade que vamos discutir” com o vice-presidente do Conselho Nacional de Segurança norte-americano, Jack Crouch, afirmou Shotaro Yachi.
A Coreia do Norte anunciou na passada terça-feira a intenção de realizar um ensaio nuclear para dissuadir o que considera ser a grande ameaça dos Estados Unidos.
O diário sul-coreano «Dong-a Ilbo» noticiou que o ensaio nuclear pode ocorrer entre o amanhã e a próxima terça-feira.O Conselho de Segurança adoptou ontem uma declaração a exigir a Pyongyang que renuncie à realização do teste, mas sem ameaçar explicitamente com sanções, disse na última quinta-feira o embaixador do Japão na ONU, Kenzo Oshima, que preside àquele órgão das Nações Unidas.
Apesar das insistências dos Estados Unidos e do Japão, o texto não vai invocar o Capítulo VII da Carta"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home